quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Copa do Mundo é Amanhã!!!

Bem, eu não sou muito chegada à futebol, pra falar a verdade, eu não entendo nada de futebol,não sei pra que serve ninguém,o objetivo não e fazer gol?Então pra que essa coisa de meio-campo, artilheiro, zagueiro,goleiro,ahh, tanta coisa!
Porém,mesmo não sendo muito chegada à futebol, AMANHÃ COMEÇA A COPA DO MUNDO!e Copa do Mundo é Copa do Mundo,né?É a época em que todo mundo vibra junto, torce junto com apenas um só ideal: torcer pelo seu país!
Então, selecionei algumas dicas para a Copa do Mundo:

Assistir a Copa de pertinho é para poucos. Mas a lista de brasileiros até que é grande.
Dados Sebrae indicam que até o dia 26 de maio, 5,2 mil pacotes para a África do Sul foram vendidos pelas seis operadoras brasileiras credenciadas pela Fifa no Brasil. Estima-se que, ao todo, cerca de 15 mil brasileiros irão até lá torcer pela seleção.

Quem é um dos felizardos e já está com passaporte na mão deve antes de mais nada ficar atento à vacinação contra febre amarela. A vacina deve ser tomada pelo menos dez dias antes do embarque dentro das normas do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Com validade de dez anos, a dose é oferecida em postos de saúde do Sistema Único de Saúde. Para saber os endereços em todo país basta acessar a página da ANVISA. Lá você também encontra os postos privados credenciados.

Outra questão importante é saber o que levar na mala. É preciso estar preparado para várias temperaturas. Mas como o período é de inverno por lá, separe casacos e roupas bem quentinhas, pois os termômetros giram em torno de 5°C e 20°C, e variam muito conforme a cidade.

Para evitar cóleras ou diarréia, é melhor não se aventurar muito na gastronomia. Além de observar as condições de higiene dos locais, os turistas também devem se precaver tomando apenas água e chás engarrafados ou hermeticamente embalados. Coma frutas e vegetais cozidos ou descascados. Os alimentos devem ser bem cozinhados (passados) e preparados na hora. Evite os pratos que levem molhos de ovos crus ou mal passados - molhos como maionese ou molho holandês.
A culinária sul-africana tem na maioria dos seus pratos muita carne vermelha, consumidos na forma de churrasco. Ele é chamado de Braai e está por todo lado, mas há peixes bastante gostosos. Também é uma ótima oportunidade para experimentar bons vinhos. Em torno de Stellenbosch, Franschoek e Paarl existem uma das melhores vinhas do mundo.

Se no final você gostar do que experimentou, vale arrotar na mesa, pois para o chef será um bom sinal. Turistas não devem ficar preocupados em recusar a comida, mesmo porque certamente isso vai acontecer. Eles vão encontrar muitos sul-africanos nas ruas vendendo insetos e outras iguarias, algumas são oferecidas para experimentar, principalmente nas feiras livres. Grilos e outros insetos fazem parte do cardápio de comida rápida e substituem os sanduíches da tarde. Caso você tope a oferta só não vá de garfo e faca.Lá é tudo na mão, é uma gafe usar talheres. Lembrando que nos restaurantes dos hotéis é comum o café-da-manhã ao estilo inglês.
A África do Sul possui 11 idiomas oficiais: africâner, isiNdebele, isiXhosa, isiZulu, Sepedi, Sesotho, Setswana, siSwati, Tshivenda, Xitsonga, e também o inglês, usado por turistas e pela população local. De modo geral, formulários, material de propaganda e os quadros de horário são escritos em inglês e africâner. As placas e sinais de trânsito também alternam entre um e outro. Portanto, fique com o inglês e faça umas aulinhas particulares ou separe um bom dicionário de palavrinhas básicas do africâner antes de viajar.

Assim como no Brasil, entre os sul-africanos o aperto de mão (handshake) é bastante usado entre estranhos. Homens e mulheres conhecidos se cumprimentam com beijos no rosto. Estenda a sua mão apenas se for apresentado a alguém. Nada de cumprimentar com as mãos os atendentes de hotel. Por serem de uma classe mais baixa normalmente são religiosos que não tocam nas mãos.

Grande parte dos sul-africanos, em torno de 65%, são cristãos. Mas existe uma enorme diversidade de crenças incluídas, desde as igrejas indígenas africanas até os segmentos de tradição racistas provenientes das Igrejas Reformistas da Holanda.A maior delas é a Zionista Cristã, cujos membros podem ser reconhecidos por usarem uma estrela de prata sobre um fundo verde.

As chamadas igrejas indígenas são gerenciadas para negros e seguem a linha etíope ou zionista. Uma minoria da população negra segue religiões tribais tradicionais, o que geralmente inclui rituais de magia combinados a práticas cristãs.

* Viagem - Melhor comprar pela web ou na agência de viagem?
* Turista também tem direito

Informações importantes:

Fuso horário: a África do Sul está há cinco horas a mais em relação à Brasília.
Tempo de vôo: em média oito horas.
Moeda: a unidade monetária de lá é o Rande. A variação entre real e rand é de cerca de um para quatro. Além de levar dinheiro em espécie, uma boa opção é o traveler check. Você abastece com a quantia desejada e com antecedência, quando o câmbio está favorável, bastante importante em situações de emergência.
Boa Copa para todos, e mesmo que você não possa estar lá na África do Sul para torcer pelo seu país de pertinho, assiste pela televisão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desse post? Então comenta!!!