segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Vestibular ou Concurso?

Nos últimos anos de escola é comum observarmos jovens preocupados com o futuro.(Eu to na 7ª sériee e já tô uma pilha!) Todos esperam muito deles, pais, avós, tios, e estes se sentem forçados a alcançar, rapidamente, um nível estável na sociedade. Mas, por que a faculdade é tão importante para alguns jovens? Para muitos, é a melhor maneira de se mostrar o amadurecimento. Ingressar em uma faculdade significa mostrar que você é capaz de tomar suas próprias decisões, porém será que fazer um curso superior, nos dias atuais, significa garantir a vida, garantir o tão sonhado futuro?
Mais freqüentemente do que se imagina, jovens recém-formados do 2º grau estão buscando uma segunda opção para garantir o futuro: os concursos públicos.
Enquanto que na faculdade você leva, no mínimo, quatro anos para concluir o curso e então ir a busca de um emprego, sem muitas vezes ter experiência prática no ramo, para um concurso público você deve apenas ocupar o seu tempo com preparação para passar e, após ser classificado, você deve ingressar na atividade, mesmo sem ter conhecimento prévio, e após três anos, período de experiência conhecido como “exercício probatório”, você tem seu emprego garantido pelo resto da vida, pois os cargos públicos são estáveis e após este período probatório é praticamente impossível que você seja mandado embora. A administração pública é a única que lhe dá um emprego com salário equivalente e que nunca chega atrasado. Trabalhar para a gestão pública também significa não ter que ir ao escritório nos finais de semana e nos feriados prolongados.
Essas são apenas algumas das razões nas quais os adolescentes estão começando a pensar antes de decidirem prestar o vestibular. As vantagens do concurso público estão entrando em conflito com as desvantagens do vestibular e do futuro incerto após a faculdade.
É claro que há um lado negativo na escolha pelo cargo público. Pessoas que tendem a gostar de mudanças, criatividade e atualização concerteza se sentirão desmotivadas a ingressar nesta carreira que, aliás, não vai para frente, a pessoa se mantém anos estagnada e isso pode causar descontentamento e transformar o servidor público numa pessoa frustrada.
Por isso uma dica é válida: Se você é do tipo de pessoa que não se importa em ver as coisas paradas, sem se alterarem com o passar do tempo, se pra você estabilidade profissional e, principalmente, financeira falam mais alto do que riscos, tente a carreira pública. Mas se você é dinâmico e gosta de atualização constante, escolha o curso superior que mais tem a ver com você e não tente o concurso público, pois caso seja admitido, não se sentirá satisfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desse post? Então comenta!!!