domingo, 12 de setembro de 2010

Livro livre, sem lugar nem dono

Solte um livro no mundo e deixe outra pessoa encontrá-lo

 

Livros não são bibelôs e não nasceram para ficar na prateleira. Para fazer esses objetos viajarem ao redor do mundo e passarem de uma mão à outra, foi criado o site Livro Livre. O projeto propõe a "libertação" do livro em local público, onde outras pessoas possam encontrá-lo , desfrutar da história e então passá-lo de novo adiante.

Você precisa seguir três passos para "libertar" um livro: 1) ler um livro 2) colar nele uma etiqueta de identificação oferecida pelo site e 3) deixá-lo em um local público onde outro leitor possa encontrá-lo, como um banco de praça ou mesa de bar.

A etiqueta diz:

“Este livro não é um presente! Não importa como este livro chegou às suas mãos. Ele não é seu, nem de ninguém. Vá a um bar, café, praça ou outro lugar público e liberte-o: deixe-o onde possa ser encontrado pelo próximo leitor”

O Livro Livre foi inspirado no Bookcrossing, uma prática difundida nos Estados Unidos e Europa que já conta com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países. A idéia central de ambos os sites é que os livros não possuem donos e são, na verdade, um patrimônio cultural da humanidade.

Um livro livre pode ser visto como a versão moderna daquela antiga carta engarrafada e jogada no mar. Uma história sujeita às marés e livre das amarras do tempo e do lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desse post? Então comenta!!!