domingo, 12 de setembro de 2010

Caçadores de tesouros

Biblioteca digital revela preciosidades de tempos imemoriais

Todos podem ter seu dia de desbravador da cultura alheia. Ao acessar o site da Bibliblioteca Digital Universal, é inevitável sentir-se meio Indiana Jones. Na rede desde o ano passado, esse projeto da UNESCO permite o acesso livre e irrestrito a digitalizações de documentos preciosos de diversas épocas e partes do mundo. Com layout agradável, sem firulas e bem distribuído, qualquer pessoa de boa vontade, com um pouco de tempo livre e paciência pode se aventurar pelos mais variados assuntos, de arte a política, passando por ciências naturais, tecnologia, literatura, retórica etc.

Na página inicial, clica-se em uma região do globo, num tópico ou período histórico específico e, pronto, abre-se um leque de opções. E inspirados pelo espírito aventureiro do arqueólogo mais famoso do cinema, mas sãos e salvos de sermos atacados por caçadores de tesouros mercenários, nervosinhos e pouco amigáveis, selecionamos algumas preciosidades que, agora, se encontram a um clique de distância.


Indiana Roosevelt

Reconhecido naturalista e ornitólogo (para desavisados: estudioso dos pássaros), o ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt viveu dias de Indiana Jones pela Amazônia brasileira no ano de 1913. Convidado pelo marechal Rondon para integrar uma missão cujo intuito seria o de desbravar o curso de um rio misterioso chamado ‘rio da Dúvida’, Roosevelt aproveitou a viagem para escrever o livro chamado Through the Brazilian Wilderness (Pelas selvas brasileiras).


Robocop quem?

Um protótipo novo de homem, com polias ao invés de juntas, com ângulos retos no lugar de curvas, foi desenvolvido, entre os anos 1624 e 1649, por Giovanni Battista Braccelli. Compiladas no livro Bizzarie di varie figure, as imagens surpreendem pelo caráter moderno, e serviram de inspiração para muitos movimentos artísticos posteriores, como o surrealismo e o futurismo. Para nós, leigos, uma descoberta de que o Robocop, na verdade, nasceu vencido de fábrica.


Quando Vaca foi pro brejo

Uma das grandes aventuras devidamente registradas da época dos grandes descobrimentos foi, sem duvida alguma, a expedição de Alvar Nuñez Cabeza de Vaca rumo à colonização da Flórida. A missão, contudo, não contava com tempestades, deserções e doenças variadas que fizeram sucumbir 520 dos 600 membros de sua comitiva. Ao mesmo tempo, sua Nau foi impulsionada para longe da Flórida, rumo à costa do Texas, onde naufragou. E Naufrágios é o nome popularmente dado ao relato oficial da aventura de Vaca, elaborado para a coroa Espanhola. Publicada pela primeira vez em 1542, a edição disponível na Biblioteca Digital Universal é a de 1749.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou desse post? Então comenta!!!